Decisão Assertiva em Centrais de Materiais e Esterilização

Com o passar dos anos fica cada vez mais claro que para uma CME prosperar e contribuir ativamente com a melhoria de todas as áreas de uma instituição de saúde realizar o simples processamento e registro de produtos não é mais suficiente.

O mundo continua a se modernizar e cada vez mais as mudanças acontecem em intervalos de tempo menores. As Centrais de Materiais e Esterilização que não se adaptarem a essa nova realidade ficarão obsoletas, comprometendo tanto as finanças quanto, mais importante ainda, a qualidade dos serviços prestados nas instituições. 

Por isso, a implantação do banco de dados e da rastreabilidade em sua CME é uma necessidade para que seja possível tomar decisões que contribuam ativamente com a melhoria de toda a cadeia de atendimento ao paciente.

Apenas a combinação entre dados e evidências possibilita a tomada de decisões assertivas

Os registros manuais estão cada vez mais ultrapassados, e essa afirmação não é uma realidade apenas porque tal processo é antigo, mas também porque, com eles, é impossível manter um acompanhamento contínuo e acurado das informações mais importantes pertinentes ao processamento, pois a cada artigo processado inúmeros dados são gerados, provenientes das diversas atividades realizadas, e registrar cada um deles sem a ajuda de tecnologia é praticamente impossível e, muito possivelmente, falho.

Por isso, contar com um sistema de banco de dados, alimentado com informações provenientes do processamento que tem todas as suas etapas devidamente registradas com o auxílio da tecnologia Datamatrix, que garante a rastreabilidade de todos os itens passíveis de processamento, insumos, profissionais e atividades realizadas, é imprescindível para que a gestão de dados possa ser aplicada e os indicadores sejam criados. 

Portanto, apenas a combinação proveniente da coleta informatizada de dados, das evidências reveladas por esses dados e do know-how de uma equipe extremamente qualificada oferece ao time da Central de Materiais e Esterilização todas as variáveis e conhecimento necessários para a tomada das melhores decisões.

Assim sendo, é possível afirmar que o cruzamento de dados e a aplicação de inteligência permite a melhora no gerenciamento de diversos fatores, incluindo:

  • Profissionais envolvidos no processo
  • Investimentos
  • Tempo gasto nas atividades
  • Insumos utilizados
  • Layout e disposição dos equipamentos
  • Logística de recebimento, armazenamento e distribuição

E essa melhora na administração de tais fatores torna muito mais fácil não apenas o aperfeiçoamento de todas as atividades do setor mas, também, a sua adequação às situações adversas, emergências e novos desafios, garantindo que sua Central de Materiais e Esterilização consiga se ajustar e continuar funcionando mesmo em frente a obstáculos como uma pandemia, por exemplo, e, da mesma forma, se adaptar à novas legislações e normas, se ajustando com muito mais facilidade a qualquer melhoria ou regra que seja imposta pelos órgãos competentes.

Aposte na inovação da sua Central de Materiais e Esterilização

Então, com a melhoria no gerenciamento de todos os fatores citados, se torna muito mais simples otimizar a gestão da Central de Materiais e Esterilização como um todo, colaborando com a identificação e correção de possíveis falhas, padronização dos processos e otimização das atividades e recursos, proporcionando os melhores resultados para sua CME!

Tendo em vista tais fatos, é apenas lógica a conclusão de que uma Central de Materiais e Esterilização precisa, para seu sucesso, contar com um banco de dados e uma ferramenta de gestão de excelência para que a tomada de decisões assertivas no setor deixe de ser um objetivo distante e passe a ser uma realidade.

Em uma Central de Materiais e Esterilização ter informações e know-how sobre o setor é fundamental para que seja possível tomar decisões que irão ajudar a melhorar e otimizar cada um dos procedimentos o que, por consequência, gera excelência para a CME e toda a instituição de saúde.

Por isso, contar com um parceiro que possui anos de experiência na coleta de dados e análise de informações, utilizando tecnologia de ponta para a tomada de decisões, é imprescindível.

E a empresa que possui o know-how para ser esse parceiro é a AGEIS CME, que alia recursos tecnológicos e inteligência para coletar dados e melhorar processos dentro das Centrais de Material e Esterilização, agregando valor aos dados coletados e proporcionando muito mais eficiência financeira e operacional para toda a instituição!


Confira o nosso Blog!
Nos acompanhe nas redes sociais: Youtube, Facebook, LinkedIn e Instagram!