Problemas relacionados a falta de gestão na CME

A Central de Materiais e Esterilização é uma área extremamente complexa que envolve um grande número de processos que devem ser realizados com eficácia e assertividade para que todas as unidades hospitalares tenham sempre que necessário os instrumentais precisos para prestar o melhor atendimento aos beneficiários.

Problemas recorrentes

A equipe de uma CME é constituída por uma série de profissionais que se empenham para entregar produtos devidamente processados para o arsenal. Assim, a quantidade de profissionais envolvidos é variável de acordo com o porte da CME, mas normalmente, a mão de obra empenhada para essas atividades é grande.

Além das preocupações com as normas vigentes e com a qualidade do processamento, muitas vezes esses profissionais precisam interromper as tarefas cotidianas para a realização de trabalhos administrativos que consomem tempo e reduzem a produtividade.

Apesar de todo o esforço da equipe atuante, há alguns pontos que são passíveis de erro por motivos que muitas vezes fogem do controle humano. Normalmente, são problemas que estão direta ou indiretamente ligados à ausência de ferramentas ou soluções que possibilitem uma gestão digital e otimizada. Entre esses problemas é possível citar:

  • Aumento dos custos com reprocessos;
  • Falta de controle de processamento de OPME e Explantes;
  • Falta de controle da manutenção de Instrumentais;
  • Perdas, extravios e evasões de itens;
  • Falta de controle de lote e validade de insumos para a CME;
  • Falta de rastreabilidade para investigação de eventos adversos;
  • Falta de registro e monitoramento de equipamentos;
  • Falta de registro das intervenções técnicas em equipamentos;
  • Falta de informação para gerar indicadores;

Ausência de soluções eficientes

Portanto, todos esses problemas estão, de uma forma ou outra, relacionados com a ausência de uma solução que facilite o registro de processos que ocorrem na Central de Materiais e Esterilização, afinal, a falta de recursos que possibilitem a gestão digital prejudicam profundamente o funcionamento da CME e impossibilitam a tomada de decisões assertivas que levem em consideração os dados mais importantes referentes aos processos realizados dentro desse setor.

Solução AGEIS CME

Por fim, AGEIS CME é a solução 4.0 que mitiga esses problemas! Através de tecnologia aplicada, as ferramentas disponíveis pela solução permitem o rastreamento de todos os itens que passam pela CME, assim como o registro de todos os procedimentos realizados e profissionais envolvidos e, em posse de todos esses dados, é realizado a conexão de informações, que mostrará pontos de melhorias, falhas e os acertos dentro da CME, facilitando a realização de alterações que possam otimizar os procedimentos e evitar a recorrência de erros dentro do setor!

Confira o nosso Blog!
Nos acompanhe nas redes sociais: Youtube, Facebook e Instagram!