Como garantir a qualidade do processamento em CMEs?

O processamento de artigos e instrumentais é uma necessidade para garantir que os atendimentos possam ser devidamente realizados na instituição de saúde e, além disso, também é um procedimento essencial para assegurar a segurança do paciente. Continue lendo e saiba mais sobre a importância da qualidade do reprocessamento de produtos para saúde.

Qual a importância do reprocessamento de artigos para saúde?

Em todas as instituições de saúde existem artigos que são classificados como de uso único e artigos que precisam passar pelos procedimentos de limpeza e esterilização para que possam ser utilizados. Assim, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou diversas regras que garantam a segurança do reprocessamento desses materiais a fim de garantir que eles estejam devidamente seguros para serem utilizados nos pacientes.

Para entender a importância da qualidade – e também da agilidade – do reprocessamento de produtos médicos, é preciso ter em mente que todos os atendimentos realizados em um hospital dependem desses materiais, sendo assim, eles são imprescindíveis para garantir que os cuidados de saúde ocorram sem interferências. 

O setor responsável por garantir o processamento dos produtos para saúde é a Central de Materiais e Esterilização, portanto, fica a cargo dos profissionais que atuam nessa área realizar todos os procedimentos com o máximo de rigor. 

Contudo, é importante lembrar que isso não é tão simples, pois a limpeza e esterilização de materiais depende de inúmeras tarefas que devem ser devidamente realizadas e registradas para garantir a conformidade com as Boas Práticas determinadas pela Anvisa. Por isso, contar com a ajuda de uma solução que contribua com a gestão otimizada da CME é essencial!

Como a gestão otimizada pode ajudar as CMEs?

Não é novidade que a gestão otimizada favorece o cumprimento das legislações e exigências nas CMEs – tema que abordamos nesse artigo – mas é importante lembrar que, mais do que isso, ela também ajuda a garantir a qualidade de todas as atividades, além de auxiliar na hora de lidar com situações emergenciais ou novos desafios que possam surgir ao longo do tempo.

Não é raro que ocorram mudanças na quantidade de artigos processados pela Central de Materiais e Esterilização ou, até mesmo, que surja a necessidade de registrar e processar determinados artigos de forma segregada devido ao risco de contaminação – como aconteceu recentemente com a pandemia de covid-19, que obrigou diversas CMEs a se organizarem rapidamente para garantir que processamento de produtos para saúde usados em pacientes com covid fosse feito separadamente de outros materiais.

Nesses momentos em que mudanças precisam ser feitas rapidamente, sem perder a qualidade e agilidade no processamento, contar com a gestão otimizada é essencial, afinal, para que os atendimentos possam continuar, a CME não pode parar! Caso ocorram falhas no processamento ou os produtos para saúde necessários para o atendimento não estejam disponíveis, quem acaba sofrendo é o paciente, que tem sua saúde colocada em risco devido a falhas na limpeza e esterilização ou não recebe o tratamento necessário.

Como garantir mais qualidade para o reprocessamento de artigos para saúde?

Sendo assim, fica claro que garantir a qualidade do processamento de artigos para saúde é o mesmo que assegurar a segurança do paciente. 

Por isso, a CMEs também são responsáveis pela vida e bem-estar de todo e qualquer paciente que busque cuidados de saúde em qualquer clínica ou hospital, pois é esse setor que garante não apenas que os produtos para saúde estejam devidamente limpos, esterilizados e seguros para uso durante os atendimentos mas, também, que eles estejam processados quando necessário, independente de imprevistos ou obstáculos que ocorram. Afinal, sem os instrumentais, as consultas, cirurgias e exames não ocorrem. 

Assim sendo, é fundamental garantir a qualidade e a agilidade do processamento de produtos para saúde, e apenas uma CME com gestão otimizada pode assegurar isso.

Por isso, a AGEIS CME é o parceiro ideal para auxiliar os profissionais da Central de Materiais e Esterilização a garantir que o processamento de artigos e instrumentais seja feito respeitando todas as regras impostas pelos órgãos competentes e, também, que o setor consiga superar qualquer imprevisto que possa ocorrer. 

A solução AGEIS CME assegura a coleta de todas as informações pertinentes sobre o processamento, incluindo:

  • A quantidade de instrumentais que entram e saem da CME;
  • Quantos itens foram processados;
  • Quais foram as atividades de processamento realizadas;
  • Os insumos que foram utilizados;
  • Profissionais realizaram cada etapa de processamento;
  • Para qual setor os instrumentais foram enviados após o processamento.

E com posse de todas essas informações, é possível realizar uma análise crítica dos dados a fim de entender quais são as atividades que podem ser otimizadas para se tornarem mais eficientes, possíveis riscos e problemas, estratégias para economia de tempo e insumos e, o mais importante, auxiliar a CME a absorver qualquer nova demanda ou desafio que venha a surgir (como aumento dos número de artigos que devem ser processados, cadastro e processamento segregado de itens e muito mais).

Tudo isso sem que aconteça alguma perda na qualidade do processamento dos produtos para saúde!

Por fim, reconhecer que muitas vezes os atendimentos e cuidados com a saúde estão nas mãos dos profissionais da CME coloca em evidência o valor e a magnitude da responsabilidade desse setor e a importância de contar com um parceiro preparado. Continue acompanhando nossos artigos e redes sociais para ficar por dentro de diversas questões e tópicos relevantes para saber mais sobre a importância de garantir a melhor gestão das Centrais de Materiais e Esterilização!

Interessante, não é mesmo? Continue nos acompanhando para ficar por dentro das maiores inovações de CME!


Confira o nosso Blog!
Nos acompanhe nas redes sociais: Youtube, Facebook, LinkedIn e Instagram!