A criação e a importância de um Banco de Dados

Não é incomum que instituições, em seus processos e atividades, gerem ou colham informações e dados que precisam ser organizados e disponibilizados de forma segura para consulta da gerência ou equipes. Por isso, manter um banco de dados é essencial para qualquer tipo de organização!

O QUE É UM BANCO DE DADOS?

Um banco de dados é o local onde são armazenados e organizados os dados pertinentes a um determinado setor ou processos de uma instituição. De forma simples, podemos afirmar que se trata de um agrupamento de informações relevantes para a empresa.

Então, ter um banco de dados é essencial para garantir a qualidade, praticidade e assertividade em qualquer setor, incluindo as Centrais de Materiais e Esterilização. Quando uma CME faz o armazenamento de informações em um banco de dados é possível registrar e preservar todas as informações pertinentes ao processamento dos instrumentais, incluindo datas, atividades realizadas, profissionais envolvidos, insumos aplicados, validade dos kits e muito mais. Com isso, é possível analisar todas essas informações para encontrar padrões e tomar as melhores decisões para o setor, aperfeiçoar processos, diminuir custos, aumentar a performance e trazer mais valor para a instituição como um todo.

Em um mundo cada vez mais digital e rápido, realizar o controle e gestão de informações é um grande diferencial.

A IMPORTÂNCIA DO BANCO DE DADOS

Apostar na construção de um banco de dados em uma Central de Materiais e Esterilização é essencial, afinal, os dados, caso tratados e analisados corretamente, se tornam uma ferramenta fundamental para tomar decisões assertivas.

Caso sua Central de Materiais e Esterilização tenha que lidar com uma situação emergencial – como uma pandemia -, ou um desafio – como a implantação de novas normas regulamentadoras -, o banco de dados será o seu maior aliado, pois as informações coletadas ajudarão a compreender com muito mais facilidade quais atividades precisam ser revistas e aperfeiçoadas, onde está acontecendo desperdício e, claro, prevenir e corrigir quaisquer possíveis falhas.

E além de facilitar a tomada de decisões, contribuir com melhorias e sistematizar alterações de qualquer natureza na Central de Materiais e Esterilização, o banco de dados apresenta inúmeras outras vantagens. Confira a seguir algumas delas:

Disponibilidade e facilidade de acesso

Com um banco de dados as informações se tornam muito mais acessíveis, facilitando o intercâmbio entre cada área de uma CME e, também, entre a CME e a instituição como um todo. Essa troca de informações favorece o crescimento do setor, garantindo mais agilidade na hora de checar informações, e contribui com a definição e busca de objetivos realistas, alinhados com gestores de todas as áreas.

Aumento da segurança

Apesar de estarem disponíveis com mais facilidade para equipes e gestores, isso não significa que as informações armazenadas em um banco de dados não estão protegidas, pois é sempre possível selecionar quais pessoas terão acesso a determinados dados, o que impede que informações valiosas caiam nas mãos de pessoas não autorizadas, o que é mais difícil de garantir quando as informações são armazenadas em qualquer dispositivo ou, pior, registradas manualmente.

Análises assertivas

Outra vantagem do banco de dados é que a ordenação e concentração dos dados facilita as análises e comparações, com isso, é mais fácil interpretar as informações e acertar na tomada de decisões, contribuindo com a assertividade e o desenvolvimento da sua Central de Materiais e Esterilização.

Atualizações e aprimoramento das informações

Com todas as informações à disposição sem grandes complicações é possível identificar quais são as informações relevantes e quais não precisam ser acompanhadas com tanto afinco, afinal, saber a quantidade de força de trabalho que deve ser aplicada em determinada tarefa de acordo com a sua relevância e importância também é uma característica essencial para uma gestão eficiente do tempo dos profissionais.

Então, o banco de dados é essencial para que seja possível entender de fato como os processos estão sendo realizados na sua Central de Materiais e Esterilização e, também, como eles podem ser melhorados, afinal, apenas com a coleta e armazenamento preciso de dados é possível promover ajustes e melhorias estratégicas para o setor, aumentando o seu valor.

Apesar do banco de dados já ser amplamente aplicado em empresas dos mais diversos ramos, muitas instituições de saúde ainda não aproveitam todas as vantagens dessa ferramenta, ficando para trás e deixando de otimizar e garantir a excelência do atendimento aos seus pacientes. Por isso, a construção de um banco de dados deve ser uma das prioridades da sua CME se você visa que os recursos disponíveis sejam cada vez melhor administrados, afinal, apenas com essa ferramenta é possível armazenar e utilizar de forma produtiva e inteligente os dados, gerando valor para o setor e identificando padrões e insights que não poderiam ser constatados com registros manuais ou dispersos.


Confira o nosso Blog!
Nos acompanhe nas redes sociais: Youtube, Facebook, LinkedIn e Instagram!