Datamatrix: muito além da rastreabilidade

Qualquer setor que lide com materiais armazenados está sujeito a uma grande complexidade no que diz respeito ao controle de tudo que está entrando e saindo de seu estoque, e quando falamos de CMEs esse cenário se complica ainda mais, afinal, a quantidade de artigos, produtos para saúde, equipamentos, atividades, profissionais, insumos e informações envolvidas no processamento é enorme, por isso, realizar as atividades necessárias e registrar todos os dados sem ajuda de uma solução de automatização se torna uma tarefa praticamente impossível.

Assim, para solucionar esse problema, os tradicionais códigos de barra começaram a ser utilizados nas Centrais de Materiais e Esterilização com o objetivo de aumentar a eficiência do setor. Contudo, devido ao desenvolvimento e o aumento exponencial de produtos que precisam ser processados e das informações que precisam ser registradas, essa tecnologia se tornou cada vez mais obsoleta e limitadora, afinal, a quantidade de dados que podem ser armazenados em um código de barras não é o suficiente para arquivar todas as informações pertinentes para o processamento de artigos médico-hospitalares. 

Assim, uma solução precisou ser buscada, e nós, da AGEIS CME, encontramos no código Datamatrix a resposta para esse problema.

O QUE É O CÓDIGO DATAMATRIX?

O Datamatrix é um código bidimensional que permite codificar em pequenos espaços diversas informações, como número do produto, lote, validade e diversas outras. Por ocupar um espaço muito menor do que o código de barras e ainda assim comportar um número grande de dados, o Datamatrix é ideal para o rastreamento de produtos médicos, sendo uma ferramenta valiosa para ajudar Centrais de Materiais e Esterilização a garantir a conformidade dos processos e a segurança dos pacientes.

Podendo ser encontrado no formato de quadrado ou retângulo, o Datamatrix pode ser posicionado na superfície de uma embalagem, objeto ou, no caso de CME’s, qualquer item que possa ser processado, e sua leitura é feita fotograficamente, onde os padrões gravados são reconhecidos e, enfim, “traduzidos” em informações relevantes sobre o item.

Comprovando a eficiência dessa tecnologia a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) já adotou o Datamatrix para fazer a rastreabilidade de produtos no Brasil, e as vantagens proporcionadas pelo código bidimensional, são muitas:

  • – Rapidez na identificação de produtos para saúde;
  • – Padronização das informações;
  • – Diminuição do erro humano no registro das informações;
  • – Redução do tempo gasto com contagem de itens;
  • – Registro completo das atividades, facilitando a criação de um banco de dados com as informações mais relevantes sobre o setor;
  • – Minimização das perdas e extravios de produtos para saúde;
  • – Redução de erros básicos do setor, incluindo vencimento de kits ou dispensa de kits para áreas erradas.

Com todas as vantagens citadas acima, não é uma surpresa também que o Datamatrix contribua decisivamente no cumprimento das legislações e normas pertinentes às Centrais de Materiais e Esterilização, já que com o controle maior dos processos realizados na CME é possível, de forma rápida e eficaz, identificar e corrigir qualquer erro no processo, o que contribui – e muito – para o cumprimento das boas práticas.

COMO A AUTOMAÇÃO CONTRIBUI COM O DESENVOLVIMENTO DA CENTRAL DE MATERIAIS E ESTERILIZAÇÃO?

Com a informatização da sua CME é possível aumentar a segurança nesse setor e em todas as outras áreas da sua instituição! O controle automático de itens, artigos e produtos para saúde torna muito mais fácil contabilizar tudo que entra na Central de Materiais e Esterilização, como esses itens são processados e quais insumos são utilizados, qual é a validade do kit que foi preparado e para onde eles estão sendo enviados após o processamento. E o registro de todas essas informações ajuda a garantir que o atendimento ao paciente possa ser feito sem atrasos e com a maior segurança possível. Por isso, ao aplicar tecnologias como o código Datamatrix e a rastreabilidade em sua instituição, as possibilidades para a Central de Materiais e Esterilização se tornam infinitas!

Assim, com a rastreabilidade em alta velocidade a contagem de artigos é feita automaticamente a partir do momento em que o profissional faz o registro do item, o que além de oferecer mais segurança para o tratamento de pacientes, ajuda a diminuir consideravelmente os custos da instituição, pois garante:

  • – Mais agilidade para todo o processo, o que gera economia de tempo;
  • – O controle rigoroso do vencimento dos insumos, evitando desperdícios por vencimento da validade;
  • – A eliminação de compras, manutenções ou paradas desnecessárias advindas da falta de registro das atividades e processos;
  • – Que os kits sejam enviados antes de seu vencimento, evitando reprocessamentos que oneram as contas do setor.

Sendo assim, implantar o uso do código Datamatrix traz diversas vantagens para a sua Central de Materiais e Esterilização, beneficiando a instituição como um todo, tanto no aspecto financeiro quanto no aspecto da qualidade do atendimento prestado para o paciente.

Na AGEIS CME trabalhamos com tecnologia de ponta para facilitar a rotina e todos os processos realizados nas CMEs, e nosso sistema integrado possibilita a rastreabilidade completa dos materiais passíveis de processamento através do código Datamatrix, que é gravado individualmente nos produtos para saúde, permitindo o cadastro e a leitura de todas as informações relacionadas ao item, incluindo código, lote e validade, o que garante que todos os artigos que passam pelo processamento sejam monitorados de acordo com o fluxo estabelecido pela equipe técnica da sua Central de Materiais e Esterilização!

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de todas as inovações e novidades no universo de limpeza e processamento de artigos para saúde!


Confira o nosso Blog!
Nos acompanhe nas redes sociais: Youtube, Facebook, LinkedIn e Instagram!