Problemas relacionados a falta de gestão na CME
A Central de Materiais e Esterilização é uma área extremamente complexa que envolve um grande número de processos que devem ser realizados com eficácia e assertividade para que todas as unidades hospitalares tenham sempre que necessário os instrumentais precisos para prestar o melhor atendimento aos beneficiários.
Problemas recorrentes
A equipe de uma CME é constituída por uma série de profissionais que se empenham para entregar produtos devidamente processados para o arsenal. Assim, a quantidade de profissionais envolvidos é variável de acordo com o porte da CME, mas normalmente, a mão de obra empenhada para essas atividades é grande.
Além das preocupações com as normas vigentes e com a qualidade do processamento, muitas vezes esses profissionais precisam interromper as tarefas cotidianas para a realização de trabalhos administrativos que consomem tempo e reduzem a produtividade.
Apesar de todo o esforço da equipe atuante, há alguns pontos que são passíveis de erro por motivos que muitas vezes fogem do controle humano. Normalmente, são problemas que estão direta ou indiretamente ligados à ausência de ferramentas ou soluções que possibilitem uma gestão digital e otimizada. Entre esses problemas é possível citar:
- Aumento dos custos com reprocessos;
- Falta de controle de processamento de OPME e Explantes;
- Falta de controle da manutenção de Instrumentais;
- Perdas, extravios e evasões de itens;
- Falta de controle de lote e validade de insumos para a CME;
- Falta de rastreabilidade para investigação de eventos adversos;
- Falta de registro e monitoramento de equipamentos;
- Falta de registro das intervenções técnicas em equipamentos;
- Falta de informação para gerar indicadores;
Ausência de soluções eficientes
Portanto, todos esses problemas estão, de uma forma ou outra, relacionados com a ausência de uma solução que facilite o registro de processos que ocorrem na Central de Materiais e Esterilização, afinal, a falta de recursos que possibilitem a gestão digital prejudicam profundamente o funcionamento da CME e impossibilitam a tomada de decisões assertivas que levem em consideração os dados mais importantes referentes aos processos realizados dentro desse setor.
Solução AGEIS CME
Por fim, AGEIS CME é a solução 4.0 que mitiga esses problemas! Através de tecnologia aplicada, as ferramentas disponíveis pela solução permitem o rastreamento de todos os itens que passam pela CME, assim como o registro de todos os procedimentos realizados e profissionais envolvidos e, em posse de todos esses dados, é realizado a conexão de informações, que mostrará pontos de melhorias, falhas e os acertos dentro da CME, facilitando a realização de alterações que possam otimizar os procedimentos e evitar a recorrência de erros dentro do setor!
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